Conhecer o perfil financeiro do seu cônjuge pode salvar seu casamento.

19/02/2021

Nesse artigo de hoje eu vou trazer um tema desconhecido de muitas pessoas: o perfil financeiro.

Para que você consiga construir uma vida financeira saudável é fundamental que você conheça o seu perfil financeiro. 

Para você construir uma relação conjugal saudável é indispensável que você conheça o seu perfil financeiro e inclusive do seu cônjuge. 

Querendo ou não, gostando ou não, o dinheiro interfere e muito no seu relacionamento conjugal.

Tim Maia dizia:

"...De jeito maneira não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar..."

Mas será mesmo que o relacionamento é sustentado somente pelo amor?  

Existem diversas pesquisas que apontam que o dinheiro é a uma das maiores causas de divórcios. Isso confirma o ditado que já ouvia da minha vó: quando o dinheiro sai pela porta o amor sai pela janela.

Não podemos menosprezar a influência do dinheiro nas nossas relações, mas por trás do dinheiro está o nosso comportamento, a forma como agimos financeiramente, e isso é o que chamamos de perfil financeiro. 

Você está agindo de uma forma, de acordo com um perfil financeiro, mas isso que não quer dizer que você é e sempre será assim, quer dizer que nesse momento você está com esse perfil financeiro predominante no seu comportamento financeiro. 

Quando você consegue identificar o seu perfil financeiro, os pontos fortes e as melhorias necessárias, você consegue fazer melhores escolhas pois toma consciência de como está o seu "modus operandis" e pode decidir entre continuar agindo dessa forma ou agir de forma diferente, e a partir desse momento você começa a salvar sua relação conjugal. 

Sim pois 50% da relação é responsabilidade sua.

A partir do momento que você conhece o perfil financeiro do seu cônjuge, você começa a entender como ele (a) lida com dinheiro, o que é importante para ele (a) e porque ele (a) age da forma como age.

E com essa nova percepção você sobre você e sobre seu cônjuge, você será capaz de dar os passos iniciais para ajustar a sua vida financeira, priorizando o que é importante para cada um.

Se você quer saber qual é o perfil financeiro que você está vivendo nesse momento, clique para fazer um teste rápido e descobrir seu perfil financeiro!

E aproveite para fazer com seu cônjuge também.

Escrito por Ana Marafiga

Contadora e Mentora de Finanças Pessoais e Empresarial.

Salve seu dinheiro!

"Porque entre a vida que você deseja e vida que você vive está o dinheiro que você não viu onde foi."